De acordo com estudo, cogumelos alucinógenos podem ajudar a combater a depressão.

Cogumelos alucinógenos podem ajudar no tratamento contra a depressão diz estudo.

Composto presente nos cogumelos alucinógenos ajudam a combater depressão. (foto: Reprodução/O Globo)
Publicidade

O estudo foi publicado nesta sexta-feira na revista "Scientific Reports" onde pesquisadores da imperial College London realizaram um teste usando a substância em um pequeno número de pacientes que não estavam respondendo aos métodos convencionais de tratamento, e os resultados foram surpreendentes: De acordo com eles os benefícios de um composto psicoativo presente nos cogumelos auxiliou no tratamento da depressão dessas pessoas, e os benefícios duraram até cinco semanas, pois aparentemente o composto "reinicia" atividades cerebrais relacionados com a doença.

Comparando as imagens cerebrais dos pacientes antes, e um dia depois do tratamento com o alucinógino foi revelado mudanças nas atividades cerebrais associadas com reduções nos sintomas depressivos.

O lider da pesquisa Robin Carhart-Harris disse que os resultados são iniciais, e limitado apenas a um pequeno grupo de pacientes, os que não respondem a outros tratamentos. Mesmo assim o experimento foi surpreendente.

— Nós demonstramos pela primeira vez mudanças claras na atividade cerebral de pessoas com depressão tratadas com psilocibina — explica Robin — Muitos dos nossos pacientes disseram se sentir “resetados” após o tratamento, usando analogias dos computadores. Por exemplo, um disse sentir como se o cérebro tivesse sido “desfragmentado” como um disco rígido, e outro disse se sentir “reinicializado”. A psilocibina talvez esteja dando a esses indivíduos o pontapé inicial que precisam para se livrarem do estado depressivo.
Publicidade

De acordo com o estudo 20 pacientes que não demonstravam evolução com tratamentos contra a depressão convencionais, receram duas doses do composto psilocibina, 10 miligramas na primeira dose e 25 miligramas na segunda, em um intervalo entre as doses, de uma semana.

Após o inicio do tratamento, os pacientes relataram que ouve uma redução nos sintomas depressivos. Porém os exames de imagem revelaram algumas reduções no fluxo de sangue em determinadas áreas do cérebro, incluindo as amídalas cerebelosas, que são conhecidas por terem relação com respostas emocionais, como estresse e medo.

— Pode ser que os psicodélicos realmente “reiniciem” as redes cerebrais associadas com a depressão, permitindo efetivamente que os pacientes se libertem do estado depressivo — diz o pesquisador Carhart-Harris.

Os pesquisadores alertam que por mais que os efeitos aparentemente são bons, os resultados ainda não são conclusivos, pacientes que sofrem de depressão não devem tentar se automedicar.

— Estudos maiores são necessários para ver se esses efeitos positivos podem ser reproduzidos em mais pacientes — alertou David Nutt, coautor da pesquisa. — Mas os resultados iniciais são excitantes e fornecem um novo caminho terapêutico a ser explorado.

Fonte: O Globo

Tags: #Saúde #Curiosidade #Cogumelos Alucinógenos #Depressão #tratamento
De acordo com estudo, cogumelos alucinógenos podem ajudar a combater a depressão. De acordo com estudo, cogumelos alucinógenos podem ajudar a combater a depressão. Reviewed by Redação UP Notícias on 14:25 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.