Pessoas que sofrem de TDAH tendem mais ao abuso de drogas; Entenda o por que!

De acordo com o livro da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, pessoas que sofrem de TDAH costumam usar drogas constantemente, em alguns casos até abusam de substâncias.

Pessoas que sofrem de TDAH tendem a abusar do uso de drogas.(foto: Reprodução/Tumblr)


Publicidade

O TDAH é um transtorno que foi descoberto a pouco tempo pela psiquiatria, e sua sigla significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, que nada mais é do que um transtorno de atenção, hiperatividade e impulsividade.

De acordo com o capitulo 9 do livro "Mentes Inquietas" da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, essas pessoas que sofrem do transtorno estão mais propensas ao uso e abuso de drogas, seja elas, cigarros, maconha, álcool, cocaina, analgésicos ou anfetaminas.

O que acontece, de acordo com uma matéria divulgada no site Psicodelizando, é que a tentativa dessas pessoas de se organizarem demasiadamente é muito grande, e a explicação psicológica é de que essas pessoas tentam se "automedicar" pois suas mentes estão sempre a mil por hora, com pensamentos desordenados e constante desfoco em atividade que lhes interessam.

Essas pessoas utilizam então drogas, para que de alguma forma consigam reordenar no cérebro, o que lhes trazem desconforto. E assim elevando o humor (a baixa autoestima é constante para quem sofre do transtorno.) aliviando dores, 'anestesiando' sentimentos entre outros desconfortos que os TDAH sofrem, e então procuram aliviar esses fatores com a utilização de substâncias.


Drugs and TDAH (Foto: Reprodução/Ghipy)

Publicidade

As drogas em primeira mão, podem até fazer com que os sintomas de TDAH alivie um pouco. A maconha, álcool ou analgésicos são relaxantes, o que faz com que a ansiedade destes indivíduos diminua consíderavel-mente. E a cocaina e cafeína são instumulantes, que fazem com que a pessoa se sinta de alguma forma mais concentrada e organizada.

Em muitos casos no TDAH, as pessoas sofrem de insônia, instabilidade emocional, tristeza, ansiedade e angústia. Com tudo isso ocorre um espécie de explosão psíquica o que leva a um estado de desconexão mental, fazendo com que o indivíduo se considere 'um estranho de si mesmo.'

Muitos sofrem de TDAH e não são diagnosticados, levando a dependências químicas, e uma vez que fazem uso, e sentem que TDAH diminuiu (mesmo não sabendo que sofrem do trastorno.) acabam achando que as drogas são a solução para o que sentem.

A psiquiatra Ana Beatriz relata que os efeitos a curto prazo podem funcionar, mais a longo prazo isso pode se tornar um desconforto ainda maior, a médica cita uma frase para ressaltar tal acontecimento:
Automedicar DDA com álcool e outras drogas é como apagar fogo com gasolina. Sua vida pode explodir se você tentar ludibriar as chamas do DDA
Wendy Richardson
Tags: #Saúde #TDAH #Drogas 
Pessoas que sofrem de TDAH tendem mais ao abuso de drogas; Entenda o por que! Pessoas que sofrem de TDAH tendem mais ao abuso de drogas; Entenda o por que! Reviewed by Redação UP Notícias on 09:30 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.